Como refrescar sua casa no VERÃO – parte 1

*

Aí vão algumas dicas para economizar energia e lhe garantir espaços mais agradáveis:

 

Ao comprar um imóvel, preocupe-se com o posicionamento do mesmo em relação ao sol.  O ideal é que as abertutas sejam para o Leste.

Como o Sol nasce no leste é para ele que devemos orientar nossos cômodos. Principalmente os que necessitam de uma purificação matinal, como é o caso dos quartos, salas etc.

No hemisfério Sul as aberturas voltadas para o Norte receberão Sol durante o inverno e muito pouco durante o verão, o que não é de todo mau.   Porem, quanto mais para o Sul maior será a insolação.

E mais que tudo, tem que haver ventilação cruzada. Se todas as Janelas do imóvel estão na mesma parede, o vento não irá circular.

 

NA HORA DE FAZER SUA OBRA, OBSERVE ESTAS DICAS PARA REFRESCAR SUA CASA E ECONOMIZAR ENERGIA NO FUTURO.

 

Pisos:

Pisos de madeira (tábua corrida, tacos e parquets) tornam o ambiente mais acolhedor,  são nobres e confortáveis  ao caminhar.   Contudo, se o seu desejo é aliar sensação de frescor a elegância, um bom piso de mármore será tão elegante quanto e bem mais refrescante.

Caso você  opte por algo mais em conta e/ou  mais rápido de ser instalado, prefira as cerâmicas e os porcelanatos.  Existe uma enorme variedade de cores, texturas e estilos no mercado. Verifique a garantia e se as características técnicas do mesmo se adequam ao seu uso.

Outra boa dica é o cimento queimado,  se, bem executado.  Caso sua mão-de-obra hesite em aplicá-lo,  não insista. Parece simples, mas exige técnica e experiência para executá-lo.

Paredes:

O mesmo pode-se dizer das paredes. Madeira irá aquecer e aconchegar o ambiente, portanto se seu imóvel for muito quente e você desejar um ambiente mais refrescante, use madeira com parcimônia.

Inove:  não há regra para usar revestimentos frios (cerâmicos, pastilhas e afins). Portanto não use somente em áreas molhadas, aplique-os numa parede do corredor, da sala ou onde a sua imaginação e seu bom senso lhe levar.

Cores claras e chamadas frias proporcionam sensação de frescor e alegram o ambiente.  Muito cuidado onde usá-las.  Verdes e azuis frios perto de espelhos em banheiros e penteadeiras podem ser perigosos se não forem aliados a uma boa iluminação. Eles podem refletir essas cores no seu rosto e lhe fazer parecer doente ou se sentir pálido(a).

              

Cores frias: sensação refrescante      Cores quentes: sensação de calor

Iluminação:

Importantíssimo! Não troque todas as lâmpadas da sua casa por lâmpadas frias e brancas  quando o verão chegar.   Você ficará com uma casa desconfortável de se estar;  tanto para ler, ver TV, cozinhar …

A iluminação é um dos fatores mais importantes na hora de criar um ambiente agradável e funcional.

Procure a ajuda de um profissional ou vá a uma boa loja de iluminação e peça dicas de luminárias com lâmpadas de baixo consumo e boa reprodução de cor.  Isso não vai lhe custar tanto quanto você imagina e lhe garantirá uma casa econômica, mais fresca e agradável.   Cada tarefa exige um tipo de iluminação adequada. Existe hoje no mercado uma infinidade de possibilidades e só um profissional da área poderá lhe  auxiliar na escolha da melhor relação custo/beneficio.     

Janelas:

Se o sol incide sobre suas janelas, cobri-las com black-outs, cortinas e persianas nas horas de maior calor é imprescindivel. Não espere o sol começar a bater, feche-as antes para manter o frescor da manhã ou da noite dentro. Algumas películas protetoras também podem ser aplicadas nos vidros.  

Ao cair da Tarde e a noite, abra as janelas e permita que o ar circule.   

Toldos claros também são uma ótima opção e permitem que as janelas fiquem abertas.

Dica Importante:   Na hora de escolher janelas para áreas de serviço ou mesmo quartos, opte por janelas com básculas superiores. Em dias quentes e chuvosos, voce pode manter as janelas fechadas e a ventilação continua livre nas basculas acima.

Varandas:

Varandas criam áreas sombreadas e podem manter o sol afastado dos demais cômodos. Para isso, use toldos claros ou plantas para refrescar o ar.  Cuidado porém para não exagerar e barrar a ventilação.

Dica importante: Evite toldos amarelos ou laranjas. Essa cores aumentam a sensação de calor. 

 

 

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: