O Rio que eu não vi,

*

 

Eu não sou contra as renovações, como arquiteta, eu poderia até dizer: Muito pelo contrário! Renovar é preciso e a  arquitetura tem a capacidade de  materializar momentos históricos. Por isso mesmo é que não sou a favor da destruição pela renovação. Há sempre espaço para o novo e para manutenção de exemplares da nossa história. Não passamos incólumes pelo ecletismo, então porque nos envergonhamos dele?  Eu particularmente acredito que o Rio seria mais exótico e mais rico se ainda tivesse o Mourisco e o Palácio Monroe.  E o MAM, seria mais MAM com eles por perto.

 

Para os saudosistas,  “City of Splendour” da Metro Goldwyn-Mayer apresenta os pontos turisticos do  Rio de 1936. Que cidade Maravilhosa!!! Há jardins na Cinelandia em frente ao Teatro Municipal, calçamento de pedras portuguesas no tradicional estilo copacabana, o Pavilhão Mourisco, o Palácio Monroe … 

Observe que uma mulher passeia elegantemente de chapéu pela calçada da Praça Paris, sem gradeamento, ah ….

Quer saber mais sobre o Palácio Monroe ?

One Response to “O Rio que eu não vi,”

  1. Rosana Says:

    Lindo, Maria!
    O Rio de Janeiro ainda continua lindo, principalmente graças à Natureza que ainda não foi destruída. Mas nas décadas de 30,40 .. Meu Deus!
    Um beijo
    Ro


Deixe uma resposta

