Voltar à Página Inicial

Por qual optar:

Se, por exemplo, voce está em dúvida sobre o que comprar para re-decorar a sua sala, ou se tem dúvidas sobre qual tipo de mobiliário será mais funcional e adequado, uma consulta provavelmente lhe atenderá.  A consulta é um trabalho rápido,  onde o profissional dá sugestões e dicas para a solução de um determinado problema, que pode estar relacionado à decoração, arquitetura, compra de imóvel, reforma ou design de interiores. Uma consulta pode ser executada via internet ou através de uma visita ou entrevista. Em geral não são produzidos documentos. Eventualmente pode gerar uma lista de sugestões de revestimentos e esboços.

Já a consultoria é um trabalho um pouco mais profundo, pode envolver estudos, pesquisas, entrevistas e documentações.

Algumas vezes o que pode ser considerado uma simples consulta em um primeiro momento pode evoluir para uma consultoria e até  um projeto.Tudo depende da entrevista inicial, quando o cliente expõe seu problema, a profundidade do mesmo e o nível de detalhamento que deseja para solução a ser apresentada.

Um exemplo de consulta foi o trabalho que realizamos à pedido da Maria Alice Miller do Blog Casa com Design. Ela recebeu uma solicitação de sugestão de decoração de uma leitora para sua Sala Comercial no Rio de Janeiro e nos convidou para responder.

Veja a resposta em NOSSOS PROJETOS ou no blog CasaComDesign.

Que benefícios uma consultoria pode lhe trazer?

Nada pior que comprar um imóvel e depois descobrir nele diversos problemas que somente uma pessoa experiente perceberia…

Ou, em uma reforma que decidiu realizar sem a ajuda de um arquiteto, reconstruir uma parede que não deveria ser demolida, ou descobrir que é impossível aquela modificação que era o “coração” do seu projeto.

A visita de um consultor ao imóvel antes da compra lhe permite avaliar qual a probabilidade deste imóvel atender as suas necessidades e desejos, e, antes de iniciar a reforma ou construção, amplia as possibilidades de sucesso da sua obra garantindo uma melhor relação custo-benefício.

Durante a obra, um consultor o ajudará a esclarecer dúvidas, otimizar recursos, evitar desperdícios, atrasos e interrupções; escolher materiais (revestimentos, louças, metais, pintura, etc) e contratar Mao-de-obra.

E ao término, quando surgem dúvidas sobre a melhor decoração para o novo ambiente:  O que e onde comprar? Quais as tendências atuais? Como reconhecer um bom fornecedor e qual a forma de refletir a sua personalidade com estilo e funcionalidade?

A visita de um consultor ao término da sua obra pode valorizar todo investimento feito.

Em resumo, a visita de um consultor pode lhe fornecer:

  • Diagnóstico de problemas,
  • Diferentes visões de utilização de um espaço (redistribuição de layout),
  • Croquis e plantas de distribuição de mobiliário,
  • Sugestões de decoração (mobiliário, cortinas, tecidos …),
  • Sugestões de paisagismo,
  • Informações atualizadas sobre técnicas, revestimentos e materiais,
  • Soluções com melhor relação custo-qualidade,
  • Soluções rápidas, simples  e originais,
  • Orientação na contratação de mão-de-obra e fornecedores
  • Métodos para supervisão, avaliação e pagamento de serviços.
  • Cronogramas e prazos para compras/execução/pagamentos,

O que fazer para obter o máximo de uma consultoria?

Para que a consultoria seja eficaz é necessário que o cliente se prepare para ela, de forma que tenha clareza sobre suas dúvidas e necessidades e organize todos os materiais (documentos, plantas, etc.) que possam facilitar o entendimento do seu problema. Em algumas situações é interessante que o cliente converse com outras pessoas (companheiros de trabalho ou familiares, etc.) para se certificar de que nada foi esquecido.

O próximo passo será agendar a consultoria e, se possível, enviar antecipadamente o material organizado.

Durante as entrevistas o consultor aprofunda a compreensão do problema e sugere ações e procedimentos, indica fornecedores, planeja soluções, dá pareceres, informações sobre produtos, técnicas, conceitos, enfim, tudo que for necessário para responder satisfatoriamente às questões colocadas.

As solicitações de visita  deverão ser agendadas preferencialmente com no mínimo dois dias de antecedência e no caso de impossibilidade de comparecimento, não deixe de avisar, pois voce será cobrado pela primeira hora.

Que documentos uma consultoria poderá lhe fornecer?

Dependendo do caráter da consultoria, esta poderá gerar alguns documentos:

  • Croquis, plantas de estudo de distribuição de mobiliário, estudos em 3D,
  • Memorial descritivo com as sugestões de decoração (mobiliário, cortinas, tecidos, papel de parede, …),
  • Memorial descritivo com as sugestões de paisagismo (plantas, objetos, fornecedores, …)
  • Memorial descritivo com sugestões de revestimentos, mármores, louças e metais

Qual é o valor de uma Consultoria?

Uma consultoria é cobrada por hora de atendimento. Este atendimento pode ser feito em local agendado com o cliente (imóvel, casa, escritório de trabalho, fornecedores, …) ou em nosso Studio.

Dependendo do local e do caráter do trabalho o valor da hora poderá variar. Consulte-nos ou envie um e-mail expondo suas necessidades.

O horário da visita se inicia quando o consultor chega ao local da entrevista (ou no horário marcado quando é o cliente que vai ao nosso escritório) e dura 60 minutos. Se, após este período, o cliente desejar mais tempo, será cobrada taxa adicional por hora.

No caso de consultorias que necessitem de geração de plantas, croquis, memoriais, desenhos 3D, etc. estes poderão ser cobrados, e o valor dos mesmos  será determinado caso a caso, dependendo da complexidade e tempo envolvido na confecção dos mesmos.

Problemas mais encontrados:

  • Escritórios antigos necessitando atualizar sua imagem e modernizar seus espaços,
  • Residências antigas onde há necessidade de atualização de revestimentos e re-distribuição dos espaços,
  • Decoração valorizando mobiliário e objetos pessoais,
  • Valorizar determinada vista que atualmente é negligenciada,
  • Criar mais funcionalidade com estilo valorizando os hábitos familiares,
  • Orientar o cliente na compra de um imóvel,
  • Criar mais amplitude em espaços muito divididos,
  • Melhorar problemas de conforto ambiental: térmico e acústicos,
  • Criar privacidade sem a necessidade de criar paredes.

Acreditamos que os espaços de convívio interferem na qualidade de vida de seus usuários.  Seja no ambiente de trabalho ou na residência, espaços atualizados, projetados com qualidade, funcionalidade e estética, são capazes de proporcionar bem-estar e conforto tornando–os singulares e especiais para todos que os utilizam.

Voltar à Página Inicial

4 Responses to “Consulta e Consultoria”

  1. Helga Says:

    Consulta: Tenho uma sala integrada com a cozinha com uma janela em cima da pia grande de madeira com vidro quadriculado, mais uma porta de mesmo estilo na área da cozinha. Na sala, mais duas portas de mesmo estilo. Todas colocadas no meio do ambiente, tirando o espaço útil. Bem, a parede é tudo tijolinho aparente, totalmente rústico e quero colocar cortinas em todas as portas e janela. Não sei qual cor mais adequada. Meu sofá é bege,pitonê, se estiver correto e os eletros da cozinha são brancos. Preciso de cortinas para aquecer e ficar mais aconchegante e no teto as tesouras são aparentes com o forro. Pode me ajudar?

  2. maraeder Says:

    Helga, por algum motivo seu comentário ficou perdido no meu blog e só agora percebi q não havia recebido nem lhe respondido. Vc já resolveu seu problema ou ainda precisa de ajuda?

  3. Juliana Says:

    Olá Maria Amélia tdb?
    Estou com uma GRANDEEEE duvida… Posso colocar um Buffet (encostado na parede)e um aparador (atras do sofá) na minha sala de jantar??
    Desde já agradeço.
    Abraços

  4. maraeder Says:

    Juliana, não há problema algum em vc ter os dois na sala, contudo que se preocupe em deixar espaço para circulação. Além disso, observe se os estilos do mobiliário estão em hamonia e a função que vc quer atribuir a cada um deles. Se sua sala não for muito grande, ocupe um deles com objetos e deixe o outro mais vazio. Se preferir, envie uma planta baixa da sala com medições básicas e fotos p/ que eu possa avaliar melhor. Abçs e obrigada por escrever.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: